Uma Iniciativa para Apoiar e Empoderar Alunas de Ensino Técnico e de Graduação em Computação
Resumo
Este artigo apresenta um projeto criado por professoras em uma instituição de ensino que possui dois cursos técnicos e uma graduação na área de Computação. É descrito um relato de experiências a partir das ações no âmbito do projeto direcionadas a essas alunas para incentivá-las e apoiá-las a concluir seus cursos e encorajá-las para o mercado de trabalho. Como resultado do projeto, espera-se criar e consolidar uma rede de apoio mútuo entre as alunas desses cursos, bem como um grupo de orientação a elas, com atividades sistemáticas supervisionadas pelas professoras.
Referências
Cohoon, J. M. e Aspray, W. (2006). Women and Information Technology: Research On Underrepresentation, Vol. 1, 1 Ed., The MIT Press.
Maia, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, (46), 223-244
Matsu, C. (2017). Mulheres sempre foram protag em: https://goo.gl/AJdwBM. Acesso em: 11/03/2019.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Programa das Nações Unidas para o esenvolvimento (PNUD). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/. Acesso em: 11/03/2019.
Sales, A., Calado, B., Silva, D. R. D., Mattos, G. O. e Moreira, J. A. (2014). Dificuldades para o ingresso e permanência na ciência e engenharia da computação: um olhar feminino. 18º REDOR, UFRPE. Recife, PE.
Santos, C. M. Por que as Mulheres "Desapareceram" dos Cursos de Computação?. Jornal da USP. Março de 2018.