Triênio do Curso de Iniciação à Programação de Computadores para mulheres: uma análise preliminar das turmas e das egressas

  • Renata Sena UFBA

Resumo


Este artigo apresenta e discute resultados da análise do triênio das turmas exclusivas para mulheres do Curso de Iniciação à Programação (CIProg), ação do Meninas Digitais-Regional Bahia que visa aproximar mulheres das áreas de Computação por meio da programação. A discussão que segue passa por um breve histórico dessa iniciativa e do CIProg, além de apresentar uma análise histórica das turmas, suas especificações e particularidades, o perfil de egressas quanto à escolaridade e a política de cotas praticada nos editais de seleção para o CIProg.

Palavras-chave: Mulheres, Meninas, Tecnologia, Computação, Programação

Referências

Ferreira, A. C., Santos, J., Silva, R., Oliveira, A. T., Zabot, D., Santos, D. A. e Matos, E. S. (2016) “Hello World: relato de experiência de um curso de iniciação à programação.”, In: Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CSBC 2016), p. 1306-1315.

Lobo, M. M. O., Figueredo, K. S. e Maciel, C. (2018) “A Mobilização de Resistência das Mulheres Negras na Computação e Tecnologias”, In: 12º Women in Information Technology (WIT 2018).

Maciel, C. e Bim, S. A. (2016) “Programa Meninas Digitais - ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio”, In: Anais [do] Computer on the Beach, p. 327-336.

Maia, M. M. (2016) “ Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação”, In: Cad. Pagu [online], n.46, p. 223-244.

Santos J. M. O., Ferreira, A. C. C., Oliveira, A. T. R., Santos, D. A. e Matos, E. S. (2017) “Meninas Digitais - Regional Bahia: os primeiros bits”. In: 11º Women in Information Technology (WIT 2017), p. 1253-1256.

Santos J. M. O., Pereira, K. A. S. e Santos, D. A. (2018) “O uso da programação para atração de mulheres à computação: relatos de experiência.” In: 12º Women in Information Technology (WIT 2018).

Sociedade Brasileira de Computação. (2017) “Educação Superior em Computação Estatísticas 2017”, http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1200-pdf-png-e ducacao-superior-em-computacao-estatisticas-2017 , Março 2019.
Publicado
12/07/2019
SENA, Renata . Triênio do Curso de Iniciação à Programação de Computadores para mulheres: uma análise preliminar das turmas e das egressas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 119-123. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6721.