Uma escultura de Ada Lovelace como recurso educativo para trabalhar gênero na computação

  • Nani Castilho UFRGS
  • Clevi Rapkiewicz UFRGS
  • Simone Fogazzi UFRGS

Resumo


Diversos instrumentos e estratégias podem ser usadas para fomenter o debate sobre a baixa participação de mulheres na área de computação. A falta de modelos de referência tem sido usada com frequência. Esse artigo relata a experiência de inserir o debate de gênero na computação em escolas públicas usando como recurso educativo uma escultura de Ada Lovelace feita com lixo eletrônico. Depoimentos de alunas e alunos que tiveram contato com a escultura denotam que integrar ate nesse debate pode trazer bons resultados.

Palavras-chave: gênero, ciência da computação, arte

Referências

Bim, Silvia Amelia. A vida de Ada Lovelace. SBC, 2018.

ESPELHO DIAMANTINO: Periodico de Politica, Litteratura, Bellas Artes, Theatro e Modas dedicado as Senhoras Brasileiras, O. 3ª ed. Rio de Janeiro, 1827. Disponível em:

Oliveira, Alyne C.; Moro Mirella M.; Prates, Raquel O. Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial. In: Anais do XXXIV Congresso da SBC. XXII Workshop de Educação em Computação. 2014. p. 1465-1674.

SBC. Faltam mulheres na Ti. 2018. Disponível em

SBC. Meninas digitais. 2019. Disponível em < http://meninas.sbc.org.br/>.

SCHWARTZ, Juliana; CASAGRANDE, Lindamir Salete; LESZCZYNSKI, Sonia Ana Charchut and CARVALHO, Marilia Gomes de. Mulheres na informática: quais foram as pioneiras?. Cad. Pagu [online]. 2006, n.27, pp.255-278. ISSN 0104-8333. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332006000200010.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru-SP, EDUSC, 2001. TROTMAN, Andrew. 2017. Why don´t European girls like science or technology ?

Disponível em < https://news.microsoft.com/europe/features/dont-european-girls- like-science-technology/>. Acesso em 12 mar 2019.
Publicado
12/07/2019
CASTILHO, Nani; RAPKIEWICZ, Clevi ; FOGAZZI, Simone . Uma escultura de Ada Lovelace como recurso educativo para trabalhar gênero na computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 129-133. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6723.