Uma escultura de Ada Lovelace como recurso educativo para trabalhar gênero na computação

  • Nani Castilho UFRGS
  • Clevi Rapkiewicz UFRGS
  • Simone Fogazzi UFRGS

Resumo


Diversos instrumentos e estratégias podem ser usadas para fomenter o debate sobre a baixa participação de mulheres na área de computação. A falta de modelos de referência tem sido usada com frequência. Esse artigo relata a experiência de inserir o debate de gênero na computação em escolas públicas usando como recurso educativo uma escultura de Ada Lovelace feita com lixo eletrônico. Depoimentos de alunas e alunos que tiveram contato com a escultura denotam que integrar ate nesse debate pode trazer bons resultados.

Palavras-chave: gênero, ciência da computação, arte

Referências

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Publicado
12/07/2019
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CASTILHO, Nani; RAPKIEWICZ, Clevi ; FOGAZZI, Simone . Uma escultura de Ada Lovelace como recurso educativo para trabalhar gênero na computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 129-133. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6723.