Construindo uma Identidade Coletiva em prol do Pertencimento e Permanência em Cursos da Área de Computação
Resumo
A diminuição no número de meninas que ingressam (e que concluem) os cursos das áreas de Engenharia e de Computação na PUCRS trouxe a necessidade de se criar ações que as motivem tanto a ingressar quanto a permanecer em cursos destas áreas. No âmbito dos cursos da área de Computação da PUCRS, uma série de ações foram realizadas durante o ano de 2018, com o intuito de se construir uma identidade de grupo com as meninas que estão nestes cursos. Com a criação e fortalecimento desta identidade, esperamos que elas se sintam pertencentes a seus cursos, neles permaneçam e consigam inspirar outras meninas a neles ingressarem.
Referências
SBC. Sociedade Brasileira de Computação. (2016) Educação Superior em Computação Estatísticas 2016. Disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da- sbc/summary/133-estatisticas/1167-educacao-superior-em-computacao-estatisticas- 2016. Acessado em 15/3/2019.
Santos, T; Manenti, M; Pozzebon, E; Frigo, L. (2016). Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica. 10o. Women in Information Technology (WIT2016). XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC2016). pp.2679-2682.
Sardiña, I.M.; Maciel, C. Ações para incentivar meninas do ensino médio a cursar carreiras tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 10o. Women in Information Technology (WIT2016). XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC2016). pp.2637-2641.
Nunes, M.A.S.N.; Louzada, C.L.; Salgueiro, E.M.; Andrade, B.T.; Lima, P.S., Figueiredo, R.M.C.T. Mapeamento de iniciativas estrangeiras em língua inglesa que fomentam a entrada de mulheres na Computação. 10o. Women in Information Technology (WIT2016). XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC2016). pp.2692-2696.