Promovendo o conhecimento sobre mulheres na Computação: experiência com o jogo de cartas Computasseia no ensino de História da Computação

  • Ana Alencar UFC
  • Valéria Pinheiro UFC
  • Anna Marques UFC

Resumo


As mulheres foram de grande importância na História da Computação, porém ao longo do processo foram excluídas dos relatos históricos. Este artigo descreve a experiência de ensino-aprendizado com um jogo de cartas existente denominado Computasseia, que aborda a História da Computação, com seus principais acontecimentos e personalidades importantes, mostrando a imagem e a importância das mulheres que colaboraram para a área. O jogo foi adotado e avaliado com estudantes do ensino médio e graduação. Os resultados indicam que a experiência contribuiu para a construção do conhecimento dos estudantes, potencializando o interesse pela área de Computação e a interação entre os jogadores.

Palavras-chave: história, computação, mulheres, jogo de cartas

Referências

Oliveira, A.C., Moro, M.M., Prates, R.O. (2014). “Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial” In: XXII Workshop sobre Educação em Computação, Brasília, DF, p. 14651474.

Oreskes, N. (1996). “Objectivity or heroism? On the invisibility of women in science”, In: Osiris, 11, p. 87-113.

Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. G., Rodrigues, J. (2017). “Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa”. In: 11º Women in Information Technology (WIT 2017) . Vol. 11. No. 1/2017. SBC, 2017.

Petri, G., von Wangenheim, C. G., & Borgatto, A. F. (2017). Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. In 25º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2017) (Vol. 25, No. 1/2017).

Figueiredo, K.S., Santos, J. C. O. (2016). “Computasseia: destacando a participação feminina na História da Computação” . In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT_CSBC), 2016.

Santos, J. C. O., Figueiredo, K. S. (2016). Computasseia: Um Jogo para o Ensino de História da Computação. In 24º WEI-Workshop sobre Educação em Computação, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre .
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ALENCAR, Ana; PINHEIRO, Valéria ; MARQUES, Anna . Promovendo o conhecimento sobre mulheres na Computação: experiência com o jogo de cartas Computasseia no ensino de História da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 139-143. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6725.