Promovendo o conhecimento sobre mulheres na Computação: experiência com o jogo de cartas Computasseia no ensino de História da Computação
Resumo
As mulheres foram de grande importância na História da Computação, porém ao longo do processo foram excluídas dos relatos históricos. Este artigo descreve a experiência de ensino-aprendizado com um jogo de cartas existente denominado Computasseia, que aborda a História da Computação, com seus principais acontecimentos e personalidades importantes, mostrando a imagem e a importância das mulheres que colaboraram para a área. O jogo foi adotado e avaliado com estudantes do ensino médio e graduação. Os resultados indicam que a experiência contribuiu para a construção do conhecimento dos estudantes, potencializando o interesse pela área de Computação e a interação entre os jogadores.
Referências
Oreskes, N. (1996). “Objectivity or heroism? On the invisibility of women in science”, In: Osiris, 11, p. 87-113.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. G., Rodrigues, J. (2017). “Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa”. In: 11º Women in Information Technology (WIT 2017) . Vol. 11. No. 1/2017. SBC, 2017.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., & Borgatto, A. F. (2017). Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. In 25º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2017) (Vol. 25, No. 1/2017).
Figueiredo, K.S., Santos, J. C. O. (2016). “Computasseia: destacando a participação feminina na História da Computação” . In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT_CSBC), 2016.
Santos, J. C. O., Figueiredo, K. S. (2016). Computasseia: Um Jogo para o Ensino de História da Computação. In 24º WEI-Workshop sobre Educação em Computação, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre .