Perfis das estudantes dos cursos de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Bragança Paulista
Resumo
É importante compreender os perfis das estudantes dos cursos de Informática do IFSP – Bragança Paulista, para colaborar na inclusão e na permanência das estudantes na área e, também, na promoção da participação de mulheres no mercado de trabalho. O campus possui curso técnico integrado ao ensino médio, superior e pós-graduação na área de Informática, sendo possível atuar nos diferentes níveis de ensino. Ademais, este trabalho está relacionado a um projeto de extensão que busca promover a participação de mulheres na área de Exatas. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar os perfis das estudantes dos diferentes níveis de ensino na área Informática do campus e com esses resultados definir estratégias adequadas.
Referências
Elsevier. (2018). Gender in the Global Research Landscape. Disponível em:
ODM Brasil. (2018). Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Disponível em:
PNAD. (2009). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE 2009. Disponível em:
PNUD. (2018). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: dos ODM aos ODS. Disponível em:
SBC. (2014). Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em:
Unesco. (2018). Relatório de Monitoramento Global da Educação – resumo 2017/8: responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos. Disponível em:
UPWIT. (2018). Mulheres líderes na tecnologia: como promover a equidade de gênero e reter talentos nas empresas. Disponível em: