A influência de uma ação de inclusão no interesse das alunas de ensino médio em cursar Computação na Universidade Federal de Goiás

  • Talita Ferreira UFG
  • Elisângela Dias UFG

Resumo


Embora as mulheres tenham sido pioneiras na Computação, o interesse de alunas do ensino médio em Computação e a participação feminina no ambiente acadêmico e profissional da Computação vem diminuindo ao longo do tempo. Neste artigo, mostramos os resultados da pesquisa realizada com alunas do ensino médio durante uma ação de inclusão destinada a aumentar a visibilidade das mulheres que fizeram parte da história da Computação e incentivar a participação feminina na Computação. Concluı́mos que a ação de inclusão influenciou positivamente no interesse em Computação por parte das alunas do ensino médio participantes da pesquisa.

Palavras-chave: Mulheres na Computação, Participação Feminina, STEM

Referências

Bim, S. A., Amaral, M. A., Kozievitch, N. P., Emer, M., Setti, M., Pellison, L., and Merkle, L. (2016). Divulgar para atrair, motivar para manter. 10 o WIT-Women in Information Technology, pages 2665–2669.

Cheryan, S., Master, A., and Meltzoff, A. N. (2015). Cultural stereotypes as gatekeepers: increasing girls interest in computer science and engineering by diversifying stereoty- pes. Frontiers in Psychology, 6:49.

INF (2018). Relatório de concluintes e ingressantes do Instituto de Informática da UFG de 2015 a 2018-1.

Nunes, D. (2018). Educação superior em computação, estatı́sticas 2017. Sociedade Bra- sileira de Computação-SBC.

Sardiña, I. and Maciel, C. (2016). Ações para incentivar meninas do ensino médio a cursar carreiras tecnológicas da universidade federal do rio grande do norte. In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).

Scheckler, R. K. (2008). Gender Myths and Beliefs in Computer Science, volume 1, pages 115–122. ABC-CLIO, Inc., Santa Barbara, California.

UFG (2018). Espaço das profissões aproxima UFG de estudantes do ensino médio.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Publicado
12/07/2019
FERREIRA, Talita; DIAS, Elisângela . A influência de uma ação de inclusão no interesse das alunas de ensino médio em cursar Computação na Universidade Federal de Goiás. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 164-168. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6730.