Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Análise do Perfil das mulheres dos cursos da área de computação
Resumo
O objetivo deste trabalho é traçar o perfil das mulheres da área de computação através de uma análise dos microdados referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) durante o ano de 2017. Este trabalho foi motivado pelo desejo de compreender e identificar fatores que podem mostrar as diferenças entre e homens e mulheres na área de computação. Dos resultados obtidos, o mais significativo refere-se à motivação para iniciar o curso, a maioria das mulheres foi motivada pelo desejo de inserção no mercado de trabalho enquanto os homens assumem ter uma vocação para a área.
Referências
INEP (2015). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE. Insti- tuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anı́sio Teixeira. Disponı́vel em: http://inep.gov.br/enade. Acesso em: 5 fev. 2019.
Maia, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasi- leiros do campo da computação. Cadernos Pagu, (46):223–244.
Moreira, J. A., de Oliveira Mattos, G., and Reis, L. (2014). Um panorama da presença feminina na ciência da computação. Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero.
Nunes, D. J. (2017). Educação superior em computação, estatı́sticas 2017. Sociedade Brasileira de Computação-SBC. Disponı́vel em: http://www.sbc.org.br/documentos- da-sbc/summary/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacao- estatisticas-2017. Acesso em: 5 fev. 2019.
Oliveira, A. C., Moro, M. M., and Prates, R. O. (2014). Perfil feminino em computação: Análise inicial. In XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação–CSBC.
Oliveira dos Santos, W. (2017). Mulheres na computação: Uma análise da participação feminina nos cursos de licenciatura em computação. In VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação-CBIE.
Rezende, J. M. d. (2009). À sombra do plátano: crônicas de história da medicina. SciELO-Editora Fap-Unifesp.
Rossiter, M. W. (1993). The Matthew Matilda effect in science. Social studies of science, 23(2):325–341.