Gurias Digitais: Inclusão de Meninas na Área de TI

  • Amanda Saccol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Carla Castanho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Eduardo Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Eduardo Spies Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Victor Alves Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo


A área de TI encontra-se em constante avanço, mas a baixa participação das mulheres vem se tornando cada vez mais alarmante. Esse trabalho objetiva analisar a participação da mulher na área computacional e relatar o desenvolvimento do projeto Gurias Digitais, o qual busca incentivar meninas de uma escola municipal da cidade de Santiago a conhecer melhor a área da Computação, também as incentivando a considerar a área como uma opção de carreira válida, ensinando-as a desenvolver seu próprio jogo.

Palavras-chave: Inclusão, Educação, Mulheres na Computação, Desenvolvimento de Jogos

Referências

Felitti, G. (2015). “Por que há menos mulheres no setor de tecnologia”. Época Negócios. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2018.

Figueiredo, K., Neto, P. e Maciel, C. (2016). “Meninas Digitais Regional Mato Grosso: Práticas Motivacionais no Ensino Médio para a Equidade de Gêneros nas Carreiras e Cursos de Computação e Tecnologias”. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016) - 10º Women in Information Technology (WIT 2016), p. 2702-2705.

Maciel, C. e Bim, S. (2016). “Programa Meninas Digitais - Ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio”. Anais do Computer on the Beach, p. 327-336.

Oliveira, A. et al. (2016). “Você é o melhor menino desse grupo!”. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016) - 10º Women in Information Technology (WIT 2016), p. 2746-2750.

Oliveira, A., Moro, M. e Prates, R. (2014) “Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial”. Anais do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2014) - XXII Workshop de Educação em Computação, p. 1465-1674.

Pimenta, D. (2018). “Construa o jogo Breakout no Game Maker Studio”. Udemy, Inc. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SACCOL, Amanda; CASTANHO, Carla ; SILVA, Eduardo ; SPIES, Eduardo ; ALVES, Victor . Gurias Digitais: Inclusão de Meninas na Área de TI. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 194-198. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6736.