O Kahoot como uma plataforma acessível no aprendizado das pessoas com impedimento auditivo

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo buscar a funcionalidade da gamificação com a utilização da plataforma Kahoot quando inserido de maneira inclusiva, através da Língua Brasileira de Sinais, para o aprendizado de sujeitos surdos. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com o relato de uma experiência exitosa sobre as possibilidades de inserir a Libras através do aplicativo Kahoot que pode ser configurado de forma que qualquer imagem ou vídeo seja produzida possibilitando a produção de assuntos inclusivos. Conclui-se que através da criação de uma atividade na plataforma Kahoot foi possível identificar o potencial que a plataforma possuí para promover a inclusão através do ensino do Libras.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Inclusão, Metodologias ativas

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Publicado
16/11/2022
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LIMA, Tatiana Araújo de; ANCHIETA, Flaviane Melo de; SANTOS, Pamela Souza dos; SILVA, Thais Liberato; BRAZ, Ruth Maria Mariani. O Kahoot como uma plataforma acessível no aprendizado das pessoas com impedimento auditivo. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 12-22. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226557.