Pensamento Computacional Inclusivo - como ensinar a resolução de problemas de forma prática para alunos surdos
Resumo
O Pensamento Computacional está no centro de uma das mais importantes e atuais discussões no campo da educação pós-pandemia. Como incorporar ao currículo nacional as estratégias necessárias para a resolução de problemas em diferentes áreas do conhecimento de forma prática para todos os alunos e professores? Diante dessa discussão nos deparamos com a Lei Brasileira de Inclusão que garante aos alunos com impedimentos o direito de acesso ao conhecimento de forma igualitária. No presente artigo apresentaremos como explorar os quatro pilares do Pensamento Computacional com sugestões de atividades para os alunos surdos do Ensino Fundamental. Utilizando metodologias ativas e uma abordagem lúdica mostraremos como é possível alcançar bons resultados.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Resolução de Problemas, Inclusão, Acessibilidade, Equidade
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
GOUDINHO, Luciana da Silva; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva.
Pensamento Computacional Inclusivo - como ensinar a resolução de problemas de forma prática para alunos surdos. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 23-32.
DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226559.