Pedagogical Architecture Trail: Virtual Environment of Learning of the Initial and Continuing Training Course in Educational Robotics in Basic Education - Instituto Federal of Education, Science and Technology - RO - IFRO

Resumo


Em epítome apresenta-se a criação do curso de Formação Inicial e Continuada em Robótica Educacional dentro da arquitetura pedagógica Trilha. Apresentam-se também os processos de implantação do plugin para implantação da trilha no ambiente virtual, na metodologia da Trilha Agrupada, que não obedece a uma ordem pré-determinada, onde o estudante pode trabalhar com autonomia, definindo a ordem de aprendizado que mais se encaixa em seu perfil. A proposta do curso atende à metodologia de acessibilidade. Conclui-se que a utilização da arquitetura pedagógica em trilhas de aprendizagem apoiada pelo pensamento computacional possibilitará aos alunos complementarem seu aprendizado e desenvolverem novas capacidades.

Palavras-chave: Arquitetura pedagógica, Acessibilidade, Pensamento computacional, Inclusão

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Publicado
16/11/2022
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FAUSTO, Ilma Rodrigues de Souza; LETA, Fabiana Rodrigues; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Pedagogical Architecture Trail: Virtual Environment of Learning of the Initial and Continuing Training Course in Educational Robotics in Basic Education - Instituto Federal of Education, Science and Technology - RO - IFRO. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 33-41. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226756.