Pedagogical Architecture Trail: Virtual Environment of Learning of the Initial and Continuing Training Course in Educational Robotics in Basic Education - Instituto Federal of Education, Science and Technology - RO - IFRO
Resumo
Em epítome apresenta-se a criação do curso de Formação Inicial e Continuada em Robótica Educacional dentro da arquitetura pedagógica Trilha. Apresentam-se também os processos de implantação do plugin para implantação da trilha no ambiente virtual, na metodologia da Trilha Agrupada, que não obedece a uma ordem pré-determinada, onde o estudante pode trabalhar com autonomia, definindo a ordem de aprendizado que mais se encaixa em seu perfil. A proposta do curso atende à metodologia de acessibilidade. Conclui-se que a utilização da arquitetura pedagógica em trilhas de aprendizagem apoiada pelo pensamento computacional possibilitará aos alunos complementarem seu aprendizado e desenvolverem novas capacidades.
Referências
______.LDBN - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
______. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília/DF: 2008.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Bender, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos. Grupo A, 2014. 9788584290000. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2022.
Bloom, B. S. et al. Taxonomia de objetivos educacionais – domínio cognitivo. Porto Alegre, RS: Globo, 1977.
Carvalho, Marie Jane & Nevado, Rosane. [2005]. Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático. 1. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2022.
Carvalho; Aragón; Menezes. Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede. 2005. Disponível em [link]. Acesso em 22 de mai.2022.
Gadotti, Moacir. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001.
Garcia, Leandro Guimarães. Possibilidades de aprendizagem e mediações do ensino com o uso das tecnologias digitais: desafios contemporâneos / Organizadores: Leandro Guimarães Garcia, Tatiana Costa Martins. – Palmas: EDUFT, 2021.
Guarda, Graziela Ferreira; Pinto, Sérgio Crespo C. S.. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1463-1472. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463. Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir / organizado por: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. – Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018.
Gardner, Howard. Inteligências Múltiplas – a Teoria na Prática. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1995
Ifro. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada em Robótica Educacional Na Educação Básica, 2022. PORTARIA Nº 11/JIPA - CE/IFRO, DE 15 DE JUNHO DE 2022. Processo nº 23243.008146/2022-60.
Moodle. Suporte à educação baseada em competências. 2016. Disponível em [link]. Acesso em 22 de mai.2022.
Fausto, Ilma Rodrigues de Souza. Dissertação de Mestrado A infobetização dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula uma abordagem formativa – UNIR, Porto Velho, RO, 2021.
Palloff, R. M.; Pratt, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.159-174.
Silva, R. B.; Blinkstein, P.Robótica e computação física na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2020.
Schön, Donald A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos, in Nóvoa, A. [org.], Os Professores e sua Formação. Lisboa, Portugal, Dom Quixote, 1992.
Teodosio, Elaine de Sousa. Storytelling Como Uma Metodologia Ativa no Ensino De Matemática. ISSN: 2447-8504 DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5099, 2021. Disponível em [link]. Acesso em 22 de mai.2022.
Zabala, A.; Arnau, L. 11 ideas clave: cómo aprender y enseñar competencias. Barcelona: Graó, 2007.