O uso de atividades desplugadas nas oficinas de Empreendedorismo

Resumo


O ensino de Empreendedorismo para alunos do 6º ano do ensino fundamental é uma tarefa desafiadora para o docente; some-se a isso, pessoas com impedimentos intelectuais, dislexia e com transtorno do espectro autista. Como ensinar uma disciplina que desenvolve a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e a iniciativa para esses discentes?O objetivo desse relato é mostrar como foi desenvolvida essa disciplina para estes alunos utilizando o Pensamento Computacional, através de uma atividade desplugada. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação. Iniciamos o trabalho através de pesquisa bibliográfica e o resultado foi à confecção de uma história em quadrinhos.

Palavras-chave: Empreendedorismo, divulgação científica, pensamento computacional

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Publicado
16/11/2022
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SANTIAGO, Bianca Leandro; BRAZ, Ruth Maria Mariani. O uso de atividades desplugadas nas oficinas de Empreendedorismo. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 42-51. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226780.