Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct3

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo, como suporte pedagógico para o trabalho em grupo, promovendo uma didática em rede entre os professores. A metodologia usada foi qualitativa, exploratória, pois, a partir de uma pesquisa bibliográfica narrativa, que serviu como base para a fundamentação, procuramos confeccionar o jogo das matrizes energéticas. Como resultado, criamos um jogo a partir do Construct3 e desenvolvemos com os professores propostas de ensino inclusivo, considerando a abordagem cooperativa com o suporte tecnológico. Concluímos que a criação do jogo pelo próprio professor estimula a utilização de ambientes de ensino cooperativos.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Acessibilidade e metodologias ativas, jogos digitais

Referências

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Publicado
16/11/2022
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SCHEFFER, Fabrício da Silva; MENDES, Maria Cristina Barbosa; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva; MENEZES, Crediné Silva de. Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct3. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 52-62. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226801.