Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct3
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo, como suporte pedagógico para o trabalho em grupo, promovendo uma didática em rede entre os professores. A metodologia usada foi qualitativa, exploratória, pois, a partir de uma pesquisa bibliográfica narrativa, que serviu como base para a fundamentação, procuramos confeccionar o jogo das matrizes energéticas. Como resultado, criamos um jogo a partir do Construct3 e desenvolvemos com os professores propostas de ensino inclusivo, considerando a abordagem cooperativa com o suporte tecnológico. Concluímos que a criação do jogo pelo próprio professor estimula a utilização de ambientes de ensino cooperativos.
Referências
Energia, Ministério de Minas e. Empresa de Pesquisa Energética. Recuperado de: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em: 14 jul. 2022.
Energia, Ministério de Minas e. Portal brasilerio de dados abertos. 2019. Recuperado de: [link]. Acesso em: 20 jul. 2022.
Gadotti, M. (2000). Pedagogia da Terra: Ideias centrais para um Debate. Portugal: Fórum Internacional sobre Ecopedagogia na Universidade do Porto, 88. Recuperado de: https://bit.ly/3bbWIYP.
Huizinga, J. (1971). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura (Vol. 4). Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva.
Maio, Tiago. Fontes de energias renováveis na matriz energética brasileira: políticas públicas, legislacão e instrumentos econômicos/ Thiago Maio; orientador, Everton das Neves Gonçalves. - Florianópolis, SC, 2014.
Piaget, J. (1972). Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, 1-8. Recuperado de: https://bit.ly/3HzEa0K.
Portugal. (2007). Caderno Sociedade e Trabalho: Aprendizagem ao longo da vida. Ministério do trabalho e ação social. Gabinete de estratégia e Planejamento. Lisboa: DGEEP. Recuperado de: https://bit.ly/3tFPsdV.