Pensamento Computacional para gerar soluções inclusivas no contexto universitário pós-crise da pandemia de COVID-19

  • Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias Universidade Federal Fluminense

Resumo


Este artigo descreve a situação do ensino remoto no contexto da pandemia do COVID 19, elencando como principal problema a falta de participação dos estudantes nas aulas síncronas e nas atividades. A falta de envolvimento e participação agravam o problema de evasão e retenção. Para a construção do próximo momento pós crise pandêmica (quando grande parte da população está vacinada, mas a pandemia não terminou) o retorno totalmente presencial, apresentamos uma proposta de planejamento de retomada baseada no Pensamento Computacional, por uma inclusão genuína dos estudantes.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Inclusão, Ensino Remoto

Referências

Bagatini, D.D.S.; Soares, R.O.; Barros, E.B.C.; Silveira, G.F.S. (2020) “Estudo virtual em tempos de distanciamento: uma análise sobre o impacto do isolamento social na rotina de estudos de universitários”. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), Porto Alegre: p. 792-801.

Rodrigues, A. (2020) “Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia.” SBC Horizontes, disponível em: [link]. Acesso em: 30 de outubro de 2020.

Guarda, G.F. e Pinto, S.C. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).

Guilherme, A.A. et al. (2020), “Educação básica em tempos de pandemia [recurso eletrônico]: guia de recomendações gerais para reabertura das escolas”, Brasília, DF : Universidade Católica de Brasília, disponível em https://ucb.catolica.edu.br. Acesso em: 15 de outubro de 2020.

Harari,Y.N. (2018), “21 lições para o século 21”, tradução Geiger,P., Companhia da Letras, São Paulo.

Morgan, W.J., e Guilherme, A. (2013). Buber and Education: Dialogue as conflict resolution (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203375266

Pena, A.C.; Nunes, M.F.R.; Kramer, S. (2018) "Formação humana, visão de mundo, diálogo e educação: a atualidade de Paulo Freire e Martin Buber." Educação Em Revista, v. 34, 18 jan. 2018, https://doi.org/10.1590/0102-4698172870. Acesso em 20 jul. 2022.

Pimentel, M. e Araújo, R. (2020) “Há conversação em sua aula online?”. Revista Horizontes, SBC. Disponível em [link]. Acesso em setembro de 2020.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Ana Isabel de Azevedo Spinola. Pensamento Computacional para gerar soluções inclusivas no contexto universitário pós-crise da pandemia de COVID-19. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 63-72. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.226879.