Pensamento Computacional para gerar soluções inclusivas no contexto universitário pós-crise da pandemia de COVID-19
Resumo
Este artigo descreve a situação do ensino remoto no contexto da pandemia do COVID 19, elencando como principal problema a falta de participação dos estudantes nas aulas síncronas e nas atividades. A falta de envolvimento e participação agravam o problema de evasão e retenção. Para a construção do próximo momento pós crise pandêmica (quando grande parte da população está vacinada, mas a pandemia não terminou) o retorno totalmente presencial, apresentamos uma proposta de planejamento de retomada baseada no Pensamento Computacional, por uma inclusão genuína dos estudantes.
Referências
Rodrigues, A. (2020) “Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia.” SBC Horizontes, disponível em: [link]. Acesso em: 30 de outubro de 2020.
Guarda, G.F. e Pinto, S.C. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).
Guilherme, A.A. et al. (2020), “Educação básica em tempos de pandemia [recurso eletrônico]: guia de recomendações gerais para reabertura das escolas”, Brasília, DF : Universidade Católica de Brasília, disponível em https://ucb.catolica.edu.br. Acesso em: 15 de outubro de 2020.
Harari,Y.N. (2018), “21 lições para o século 21”, tradução Geiger,P., Companhia da Letras, São Paulo.
Morgan, W.J., e Guilherme, A. (2013). Buber and Education: Dialogue as conflict resolution (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203375266
Pena, A.C.; Nunes, M.F.R.; Kramer, S. (2018) "Formação humana, visão de mundo, diálogo e educação: a atualidade de Paulo Freire e Martin Buber." Educação Em Revista, v. 34, 18 jan. 2018, https://doi.org/10.1590/0102-4698172870. Acesso em 20 jul. 2022.
Pimentel, M. e Araújo, R. (2020) “Há conversação em sua aula online?”. Revista Horizontes, SBC. Disponível em [link]. Acesso em setembro de 2020.