Pensamento Computacional na concepção de estratégias para recurso de inclusão para comunicação entre surdos e ouvintes

  • Gabriel Ramos Nascimento Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cristina da Silva Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Andreza Bastos Mourão Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0541-1207
  • Ligiane Cindy de Souza Fernandes Universidade do Estado do Amazonas
  • Juliana Fernandes Martins Universidade do Estado do Amazonas
  • Nayra Antônia da Silva Vieira Universidade do Estado do Amazonas
  • Helen Nara Schultz Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Resumo


A Língua Brasileira de Sinais apresenta desafios na comunicação entre as pessoas. No contexto escolar, há uma expressiva quantidade de adolescentes Surdos ou com impedimento auditivo que apresentam dificuldade na comunicação. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um protótipo de alta fidelidade com base nos quatro pilares do Pensamento Computacional projetado para apoiar a comunicação com o público surdo. A validação foi realizada por meio de um estudo de caso com especialistas da área de engenharia de software, informática na educação e psicopedagogia. Os resultados demonstraram-se promissores para os alunos que avaliaram a abordagem através de questionários SUS e observação.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Comunicação, Tecnologia Assistiva

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Publicado
16/11/2022
NASCIMENTO, Gabriel Ramos; VIEIRA, Ana Cristina da Silva; MOURÃO, Andreza Bastos; FERNANDES, Ligiane Cindy de Souza; MARTINS, Juliana Fernandes; VIEIRA, Nayra Antônia da Silva; SCHULTZ, Helen Nara. Pensamento Computacional na concepção de estratégias para recurso de inclusão para comunicação entre surdos e ouvintes. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 107-116. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227544.