LogicLibras: uma ferramenta educacional inclusiva para apoiar o ensino de lógica de programação considerando as dimensões do Pensamento Computacional

Resumo


Promover a inclusão de Estudantes com Deficiência nos diversos níveis de ensino tem sido um grande desafio dos últimos anos. Desta forma, visando contribuir e suprir esta lacuna o LogicLibras foi projetado para incluir estudantes com deficiência auditiva no processo de aprendizagem de lógica de programação. A ferramenta foi prototipada utilizando o processo de desenvolvimento de software educacional e a validação foi realizada com especialistas das áreas de Informática na Educação e Engenharia de Software. Evidenciando o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes considerando as dimensões do Pensamento Computacional. Os resultados foram promissores, de acordo com os requisitos de ensino.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Educação Inclusiva, Lógica de Programação

Referências

Benitti, F. B. V., Seara, E. F. R. & Schlindwein, L. M. (2005). Processo de Desenvolvimento de Software educacional: proposta e experimentação. Vol. 3 No 1, Maio de 2005, p. 1-10. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de abril de 2022.

Brackmann, C. P. (2022). Pensamento Computacional Brasil. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 10 de maio de 2022.

Brasil. (2015). Decreto no 13.146, de 06 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: [link].

Deficiência. (2022). Deficiência Auditiva. Disponível em: [link].

Ferreira Guarda, G., & Crespo Coelho da Silva Pinto, S. (2021). O USO DOS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO PROCESSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE NAS HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 17(37), 1-35. https://doi.org/10.21713/rbpg.v17i37.1750.

Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Guedes, A. J., Souza, G. G. & Junior, A. O. C. (2021). Ensino híbrido: estratégias orientadas para aprendizagem. Rio de Janeiro. Editora e-Publicar, Vol. 1.

Lima, G. B. S., Santos, M. R., Junior, A. O. C. & Junior, J. M. S. (2020). Acanno: Um Jogo Eletrônico de RPG com acessibilidade em LIBRAS. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE), 9., Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 155-162.

Martins, J., & Mourão, A. (2021). PC Pratique+: uma ferramenta web para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 227-235). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wcbie.2021.218709.

Melero, M. L. (2008). Es posible construir una escuela sin exclusiones?. Revista Brasileira de educação especial. 2008, vol.14, n.1, pp.3-20. ISSN 1413-6538.

Mourão, A. B. & Netto, J. F. M. (2019a). Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM).

Mourão, A. B. & Netto, J. F. M. (2020). Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetivos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva. Tese de Doutorado apresentada nos Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE).

Mourão, A. B., Menezes, C., Lopes, A. & Netto, J. F. M. (2019b). App MIDOAA: Objeto de aprendizagem acessível para apoiar estudantes com deficiência auditiva. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE), 2019. Anais [...]. Brasília: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1140-1147.

Oliveira, A. M. D., Barreto, G. V. & Viana, F. R. (2021). A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 29., Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 198-207. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15911.

Ribeiro, C. F. ., Goudinho, L. da S. ., Rezende, S. M. de ., Braz, R. M. M. ., Souza, R. C. de ., Mendes, M. C. B. ., Souza, S. M. de M. F. de ., Fausto, I. R. de S. ., Leite, E. A., Spies , J. H. L. ., Oliveira, A. F. de ., Portella , S. M. ., Silva, M. J. da ., Valei, M. R. M. dos S. ., & Pinto, S. C. C. da S. (2021). Ressignificando o pensamento computacional na perspectiva inclusiva. Research, Society and Development, 10(14), e400101421789. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21789.

Ricardo, F. S. V. (2018). A Importância Da Inclusão De Aluno Com Deficiência Auditiva Na Escola De Ensino Regular De Naviraí/MS: Um Estudo De Caso. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 03, pp. 153-169. Dezembro de 2018. ISSN:2448-0959.

Santos, M. P. D., & Paulino, M. M. (2006). Inclusão em educação: uma visão geral. Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 11-15.

Silva, N., Santos, I. & Orleans, L. (2019). Ensino Inclusivo de Pensamento Computacional: um Relato de Experiência. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 27., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 81-90. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6619.

Sociedade Brasileira de Computação (SBC). (2018). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link].

Sociedade Brasileira de Computação (SBC). (2022). CNE aprova normas sobre Computação na Educação Básica. Disponível em: [link].

WHO (2022). “World Health Organization: Deafness and hearing loss”. Disponível em: https://www.who.int/deafness/en/. Acesso em: 20/04/2022.

Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.

Zabot, D., Andrade, S. & Matos, E. (2019). Game Design participativo com crianças surdas e com deficiência auditiva: uma experiência no ensino fundamental. IHC 2019 - Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (WIPlay), Outubro 21– 25, 2019, Vitória, Brasil. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: SBC.
Publicado
16/11/2022
VIEIRA, Nayra Antônia da Silva; MOURÃO, Andreza Bastos. LogicLibras: uma ferramenta educacional inclusiva para apoiar o ensino de lógica de programação considerando as dimensões do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 117-126. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227558.