PCEdu: Uma Plataforma Colaborativa Educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do Pensamento Computacional e a Educação Inclusiva

  • Juliana Fernandes Martins Universidade do Estado do Amazonas
  • Andreza Bastos Mourão Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0541-1207
  • Gabriel Ramos Nascimento Universidade Federal do Amazonas
  • Ligiane Cindy de Souza Fernandes Universidade do Estado do Amazonas
  • Nayra Antônia da Silva Vieira Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Este artigo apresenta uma plataforma colaborativa educacional desenvolvida para apoiar professores na construção de suas atividades utilizando a estratégia do Pensamento Computacional (PC) e Educação Inclusiva. O Objetivo do ambiente é permitir ao docente gerenciar recursos e atividades que desenvolvam as habilidades e competências dos estudantes integrando as dimensões do PC. O ambiente foi implementado utilizando a metodologia Iconix e a validação foi realizada com especialistas da área da Educação e Computação. Os resultados foram promissores, sendo possível evidenciar um ambiente colaborativo, conteúdos instrucionais organizados e categorizados, e a aplicação eficiente de estratégias do PC.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Educação Inclusiva, Plataforma colaborativa

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Publicado
16/11/2022
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MARTINS, Juliana Fernandes; MOURÃO, Andreza Bastos; NASCIMENTO, Gabriel Ramos; FERNANDES, Ligiane Cindy de Souza; VIEIRA, Nayra Antônia da Silva. PCEdu: Uma Plataforma Colaborativa Educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do Pensamento Computacional e a Educação Inclusiva. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 127-138. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227559.