Correlacionando habilidades cognitivas às atividades do Moodle a luz da teoria da complexidade

  • Gustavo P. Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Márcia A. Fernandes Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-3572-612X
  • Jaqueline Maissiat Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo


Identificar habilidades de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) é um tema relevante na área de Informática na Educação. Neste artigo mapeamos habilidades cognitivas, considerando aquelas da teoria do sujeito complexo aderente ao contexto educacional, visando identificá-las em atividades do Moodle. Tal mapeamento considerou as descrições das características do sujeito complexo (CSC), os objetivos educacionais de cada atividade e as ações pedagógicas que possam promover as habilidades supracitadas. Este mapeamento poderá ser utilizado para guiar o processo de aprendizagem no AVA, utilizando atividades pedagógicas que estimulem as habilidades cognitivas de alta ordem, favorecendo o desenvolvimento do pensamento computacional.

Palavras-chave: Teoria da Complexidade, Pensamento Computacional, Habilidades de estudantes, Processo de aprendizagem, Atividades Pedagógicas

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Publicado
16/11/2022
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OLIVEIRA, Gustavo P.; FERNANDES, Márcia A.; MAISSIAT, Jaqueline. Correlacionando habilidades cognitivas às atividades do Moodle a luz da teoria da complexidade. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 139-150. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227560.