Inserindo algumas habilidades do Pensamento Computacional no Ensino de Jovens e Adultos por meio de Arquiteturas Pedagógicas virtuais

  • Kátia Cilene Benjamim Noé UFF
  • Vanessa da Silva Balbino UFF
  • Sérgio Crespo C. S. Pinto UFF

Resumo


As Arquiteturas Pedagógicas são consideradas ferramentas valiosas, pois permitem a aplicação prática do currículo por meio de interações entre professores, alunos e objetos de estudo; e o Pensamento Computacional, aliado a esse processo, propicia a aprendizagem autônoma, crítica, criativa e reflexiva. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi incorporar Arquiteturas Pedagógicas à rotina diária dos jovens da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, em conjunto com ao pilares do Pensamento Computacional, utilizando tecnologias que estimulem a participação ativa dos discentes com criatividade e inventividade, trazendo aos jovens e adultos uma abordagem construtiva e desafiadora em sua rotina.

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Publicado
06/11/2023
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NOÉ, Kátia Cilene Benjamim; BALBINO, Vanessa da Silva; PINTO, Sérgio Crespo C. S.. Inserindo algumas habilidades do Pensamento Computacional no Ensino de Jovens e Adultos por meio de Arquiteturas Pedagógicas virtuais. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 65-74. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236129.