Análise e Aprimoramento de uma Ferramenta Robótica para a Introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica
Resumo
Este artigo descreve a adaptação pedagógica de uma ferramenta robótica, inicialmente proposta para alfabetização, para o ensino do pensamento computacional no ensino básico. O estudo realizado detalha o processo de adaptação e sua aplicação com um grupo de estudantes em sala de aula, com o objetivo de avaliar sua eficácia nesse contexto. Como principal contribuição, este trabalho apresenta uma solução, de baixo custo, para fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica.
Referências
de Oliveira, M. C., de Souza Catojo, A. R., and Nunes, M. A. S. N. (2022). O Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1324-1333). SBC.
Ferreira, P., Cordeiro, A., Lira, T., Carlos, A., and Rodriguez, C. (2019). O uso da robótica como apoio à alfabetização e à introdução do pensamento computacional para crianças. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 238).
Filho, D. M. and Gonçalves, P. (2008). Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras. In: Anais do XXVIII Congresso da SBC - XIV Workshop de Informática na Escola, Belém, PA, Brasil.
Gomes, A and Gomes, C. R. A. (2019). Classificação dos tipos de pesquisa em Informática na Educação. Jaques, Patrícia Augustin.
Lima, A. A., de Oliveira, M. C., Siqueira, S. W. M. and Nunes, M. A. S. (2022). Avante! O uso de Métodos Estatísticos na Apresentação e Avaliação dos Resultados de Práticas do Pensamento Computacional no Brasil. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1233-1242). SBC.
Mill, D and César, D. (2009). Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva, v. 27, n. 1, p. 217-248.
Raabe, A. L. A., Brackmann, C. P., and Campos, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. São Paulo: CIEB.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33-35.