Compatibilidade entre as ferramentas VLibras e HandTalk com plataformas de ensino de programação Scratch e Code.Org

Resumo


O ensino do Pensamento Computacional chegou ao currículo da educação básica no Brasil e, por isso, deve-se garantir que materiais e métodos empregados nas escolas estejam adequadamente acessíveis para todos os estudantes. Para tanto, este estudo propõe-se a avaliar como as tecnologia assistiva (TA) para estudantes surdos se comportam em ambientes de aprendizagem de programação com o uso de tradutores virtuais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo revela que, apesar das ferramentas VLibras e HandTalk proporcionarem acessibilidade através da tradução para as línguas de sinais, a integração com Scratch e Code.Org apresenta limitações. No caso do HandTalk, a limitação está no fato da parte gratuita ser disponibilizada apenas para tablets e smartphones.

Palavras-chave: Acessibilidade digita, Surdez, Libras, Língua de Sinais, Educação de Surdos

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Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Amanda Maria D. de; BARRETO, Gabriel Vieira; VIANA, Flávia Roldan. Compatibilidade entre as ferramentas VLibras e HandTalk com plataformas de ensino de programação Scratch e Code.Org. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 37-46. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245429.