Inovação em MOOC: estratégias para o Ensino de Pensamento Computacional a Pessoas Surdas

  • Ana Carla Kruger Leite Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Márcia Gonçalves de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) https://orcid.org/0000-0001-9027-0976
  • Gabriel S. Nascimento Xavier Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Resumo


Este estudo buscou identificar estratégias inovadoras para o ensino de Pensamento Computacional a pessoas surdas em cursos online massivos e abertos (MOOCs). Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. Com base nos dados coletados, analisados e discutidos, destaca-se que a inovação em MOOCs voltados para o ensino de Pensamento Computacional a pessoas surdas demanda uma abordagem multifacetada que priorize a acessibilidade e a inclusão desde o início do processo de design dos cursos. A adoção de tecnologias assistivas, como intérpretes de Libras, legendas precisas e interfaces amigáveis, é fundamental para garantir que as pessoas surdas tenham acesso pleno ao conteúdo educacional.

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Publicado
04/11/2024
LEITE, Ana Carla Kruger; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; XAVIER, Gabriel S. Nascimento. Inovação em MOOC: estratégias para o Ensino de Pensamento Computacional a Pessoas Surdas. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 47-56. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245449.