Explorando a lógica de programação através de um jogo com auxílio da realidade aumentada

  • Bruno Junkes Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Dalton Solano dos Reis Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0003-0796-0293
  • Miguel Wisintainer Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo


Este artigo apresenta um jogo para sistemas Android e iOS, com o intuito de auxiliar no aprendizado da lógica de programação, tendo maior foco nas fases iniciais de ensino dos cursos de Computação. O jogo foi desenvolvido utilizando o motor de jogos Unity juntamente ao framework AR Foundation, que permite trabalhar com o conceito de Realidade Aumentada (RA). Através de blocos com comandos, o jogador deve montar um algoritmo indicando qual caminho os personagens devem seguir para chegar ao seu destino. Foram realizados testes com um público, com o intuito de avaliar sua receptividade e eficácia. Os objetivos foram atingidos, visto que os jogadores conseguiram interagir com a RA e compreender o funcionamento de cada bloco, concluindo assim boa parte dos níveis propostos.

Referências

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Publicado
04/11/2024
JUNKES, Bruno; REIS, Dalton Solano dos; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco; WISINTAINER, Miguel; SON, Lucas Hong Lae. Explorando a lógica de programação através de um jogo com auxílio da realidade aumentada. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 57-65. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245486.