Um olhar para as primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas
Resumo
A inclusão é um tema importante no contexto educacional, e por isso, buscam-se estratégias para sua efetividade. O Pensamento Computacional pode ser considerado um elemento que favorece a inclusão. Para compreender as relações entre essas duas áreas, foi realizada uma análise dos 30 artigos publicados no Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, sendo 15 da edição 2022 e 15 de 2023. O estudo procurou explorar as perspectivas do PC, os diferentes estilos de pesquisas e propostas de atividades, além de apontar lacunas e oportunidades, com foco em contextos relacionados à inclusão. Os resultados sugerem avanços nas pesquisas, mas destacam a necessidade de uma maior compreensão sobre como inserir o PC no contexto da inclusão e diversidade, evidenciando a necessidade de mais estudos que visem a integração do PC às práticas de Educação Inclusiva.
Referências
Grover, S.; Pea, R. (2013) Computational Thinking in K–12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38–43. Disponível em: DOI: 10.3102/0013189X12463051. Acesso em: 26 ago. 2024.
Kaminski, M. R.; Klüber, T. E.; Boscarioli, C. (2021) Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 604–633. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.604. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 set. 2024.
Liukas, L. (2015) Hello Ruby: Adventures in Coding. New York: Feiwel & Friends.
Mantoan, M. T. E. (2015) Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.
Ribeiro, C. F. (2023) Os desafios da prática inclusiva do pensamento computacional no ensino técnico. 193 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Wing, J. M. (2006) Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 ago. 2024.
Wing, J. M. (2011) Research Notebook: Computational Thinking—What and Why? The Link Magazine. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 ago. 2024.