Um olhar para as primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas

Resumo


A inclusão é um tema importante no contexto educacional, e por isso, buscam-se estratégias para sua efetividade. O Pensamento Computacional pode ser considerado um elemento que favorece a inclusão. Para compreender as relações entre essas duas áreas, foi realizada uma análise dos 30 artigos publicados no Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, sendo 15 da edição 2022 e 15 de 2023. O estudo procurou explorar as perspectivas do PC, os diferentes estilos de pesquisas e propostas de atividades, além de apontar lacunas e oportunidades, com foco em contextos relacionados à inclusão. Os resultados sugerem avanços nas pesquisas, mas destacam a necessidade de uma maior compreensão sobre como inserir o PC no contexto da inclusão e diversidade, evidenciando a necessidade de mais estudos que visem a integração do PC às práticas de Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Inclusão, Diversidade

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Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Josemar da Silva de; BOSCARIOLI, Clodis. Um olhar para as primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 66-75. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245550.