Promovendo a Inclusão Feminina na Computação: O Papel do Pensamento Computacional no Ensino Médio

  • Rhara Ianna Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nina Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Junqueira e Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alessandreia Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-7169-587X

Resumo


Este artigo explora o Pensamento Computacional (PC) e destaca a importância de sua inserção como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico entre alunas do Ensino Médio e egressas. Para tanto, este artigo apresenta o projeto Meninas Programadoras JF, parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto visa capacitar essas alunas em programação, utilizando a linguagem Python, com o intuito de incentivar o interesse pela área de Computação. Os resultados preliminares apontam um impacto positivo na inclusão e no empoderamento de meninas na área de tecnologia, evidenciando a relevância de iniciativas que buscam promover a diversidade e a equidade de gênero no ensino de Computação.

Palavras-chave: Igualdade de Gênero, Ensino de Programação, Pensamento Computacional

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Publicado
04/11/2024
COSTA, Rhara Ianna; AGUIAR, Nina; SILVA, Ana Carolina Junqueira e; OLIVEIRA, Alessandreia. Promovendo a Inclusão Feminina na Computação: O Papel do Pensamento Computacional no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 76-85. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245576.