Ensino de Pensamento Computacional e Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas: relato de experiência aplicado a estudantes do ensino fundamental

Resumo


A aprendizagem do Pensamento Computacional e da programação de computadores é conhecida nos dias atuais como um grande desafio. Objetivando contornar os obstáculos observados durante esse processo, pode-se fazer o uso de recursos lúdicos, por exemplo, a robótica educacional. Nesse sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, com uma avaliação sob a ótica dos instrutores, acerca de uma abordagem metodológica para ensino de Pensamento Computacional e conceitos introdutórios de lógica de programação utilizando robótica educacional e metodologias ativas. A abordagem teve como base cursos rápidos ministrados para sete turmas dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que a abordagem proposta influenciou positivamente na aprendizagem, na autonomia, na motivação e no engajamento dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Programação, Lego, Robótica, Metodologias Ativas

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Publicado
04/11/2024
SILVA, Vinícius Alves; RESENDE, Hugo; FERREIRA, Hiran Nonato M.. Ensino de Pensamento Computacional e Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas: relato de experiência aplicado a estudantes do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 86-95. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245632.