Gobot: Um Robô Pedagógico para o Processo de Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência Intelectual

  • Luis Henrique S. Pereira Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Romário E. Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rildo de C. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ellen Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carlos A. Batista Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


A robótica pedagógica tem sido utilizada nos diversos ambientes educacionais por ser um meio de aprendizagem que gera bastante engajamento entre os alunos. Em se tratando de pessoas com deficiência intelectual, a robótica pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e social, gerando motivação e engajamento dos mesmos, bem como ampliando as possibilidades de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência da utilização do Gobot: um protótipo de Robô pedagógico utilizado nas oficinas de Letramento Digital e Robótica da Instituição Anônima. A utilização do robô apresenta resultados promissores, e o mesmo tem se mostrado eficiente e tem contribuído para uma melhor aprendizagem e interação dos participantes das oficinas.

Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão digital, Deficiência intelectual, Robô móvel programável, Experiência do usuário

Referências

Baía, P. B. S., Viana, L. V., Marinato, M. S., Alves, S. V. L., and Alves, E. C. M. (2023). Robótica educacional: Um ensino sobre programação e eletrônica. Revista de Extensão da Integração Amazônica, 4(1):178–180.

de Melo, I. J. R., da Silva Miranda, A., and Elisiári, L. S. (2021). A robótica educacional e sua interação com pessoas neurodiversas. Revista Prociências, 4(3):20–30.

Lopes, J. C., Queirós, D., Santos, H., Souza, E., Albuquerque, H., and Albuquerque, H. J. (2019). Ensino de robótica para a promoção da inclusão sociodigital de pessoas com deficiência: um relato de experiência. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 98–107, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Raabe, A., Santana, A., Martins, R., Souza, F., Rosário, T., and Silva, R. (2017). Rope - brinquedo de programar e plataforma de aprender. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, pages 1119–1128, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rodrigues, E., Rodrigues, B., Silva, M., Silva, R., and Filho, J. L. (2023). Robótica educacional no incentivo de alunos do primeiro ano do ensino médio para Área de computação: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 321–331, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, R., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., and Felix, Z. (2022). Currículo base para o ensino de pensamento computacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla: um relato de experiência com usuários da apae de serra talhada-pe. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 97–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wing, J. (2016). Pensamento computacional – um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. In Revista brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, volume 9, pages 1–10.
Publicado
04/11/2024
PEREIRA, Luis Henrique S.; SANTOS, Romário E.; SILVA, Rildo de C.; SOUZA, Ellen; BATISTA, Carlos A.. Gobot: Um Robô Pedagógico para o Processo de Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência Intelectual. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 96-105. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245641.