Remoção de Mensagens Obsoletas em Conjunto com Políticas de Gerenciamento de Buffer para Redes DTN
Resumo
Em Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções (DTN) o controle do espaço de armazenamento é um fator primordial para o seu funcionamento. Uma maneira de evitar o enchimento deste espaço é o uso de mecanismos de remoção de cópias de mensagens que já foram entregues no destino, e que ainda estão ocupando espaço nos buffers dos nós. Entretanto, esses mecanismos de remoção só começam a atuar depois que as mensagens são entregues no destino. Sendo assim, o foco deste trabalho é investigar o uso do mecanismo de remoção de cópias de mensagens (ReMO) juntamente com políticas de gerenciamento de buffer (Aleatória, FIFO e LRF) na avaliação de uma DTN usando o protocolo de roteamento Epidêmico.
Referências
Abdesslem, F. B., Henderson, T., and Parris, I. (2011). CRAWDAD trace st andrews/locshare/2010/ucl1 (v. 2011-10-12).
Gomes, E. d. N., Fernandes, R. M., Campos, C. A. V., and Viana, A. C. (2012). Um mecanismo de remoção de mensagens obsoletas para as redes tolerantes a atrasos e interrupções. XI WPerformance, pages 1–14. CSBC.
Haas, Z. J. and Small, T. (2006). A new networking model for biological applications of ad hoc sensor networks. IEEE/ACM Transactions on Networking, 14(1):27–40.
Leguay, J. and Benbadis, F. (2009). CRAWDAD data set upmc/rollernet (v. 2009-02-02).
Small, T. and Haas, Z. J. (2003). The shared wireless infostation model: a new ad hoc networking paradigm (or where there is a whale, there is a way). In: Proceedings of the 4th ACM MOBIHOC, 1:233–244.