Modelagem e Simulação do Progresso Estudantil no Ensino Superior com Sistemas de Eventos Discretos para Gerenciamento de Capacidade de Turmas Extras

  • José Diogo A. de Sousa UFRPE
  • Juliana F. dos Santos UFRPE
  • Gabriel Alves UFRPE

Resumo


A demanda por turmas extras em cursos de ensino superior pode ser ocasionada por diversos fatores, dentre os principais está o alto índice de retenção nos períodos iniciais. Essa necessidade tende a gerar custos extras para as universidades, que já possuem um orçamento limitado. Este trabalho implementou um modelo de simulação do progresso estudantil para analisar o impacto causado pela inclusão de vagas extras em disciplinas com índice de retenção elevado nos períodos iniciais de um curso de graduação. O modelo foi construído utilizando o simulador OMNET++, no qual foram utilizados dados de um curso de tecnologia da informação para a simulação. Os resultados apontaram que a inclusão de 30 vagas extras nos 3 períodos iniciais foi capaz de eliminar a fila de espera, que chegou a alcançar uma média 210 estudantes, sem impactar nos índices de evasão do curso.
Palavras-chave: Simulação, Evasão, Fila de espera

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Publicado
31/07/2022
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SOUSA, José Diogo A. de; SANTOS, Juliana F. dos; ALVES, Gabriel. Modelagem e Simulação do Progresso Estudantil no Ensino Superior com Sistemas de Eventos Discretos para Gerenciamento de Capacidade de Turmas Extras. In: WORKSHOP EM DESEMPENHO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO (WPERFORMANCE), 21. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 25-36. ISSN 2595-6167. DOI: https://doi.org/10.5753/wperformance.2022.223176.