Cognitive disabilities and web accessibility: a survey into the Brazilian web development community

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/jis.2021.982

Keywords:

Accessibility, Cognitive accessibility, Exploratory survey, GranDIHC-BR

Abstract

Cognitive disabilities include a diversity of conditions related to cognitive functions, such as reading, understanding, learning, solving problems, memorization and speaking. They differ largely from each other, making them a heterogeneous complex set of disabilities. Although the awareness about cognitive disabilities has been increasing in the last few years, it is still less than necessary compared to other disabilities. The need for an investigation about this issue is part of the agenda of the Challenge 2 (Accessibility and Digital Inclusion) from GranDIHC-Br. This paper describes the results of an online exploratory survey conducted with 105 web development professionals from different sectors to understand their knowledge and barriers regarding accessibility for people with cognitive disabilities. The results evidenced three biases that potentially prevent those professionals from approaching cogni-tive disabilities: strong organizational barriers; difficulty to understand user needs related to cognitive disabilities; a knowledge gap about web accessibility principles and guidelines. Our results confirmed that web development professionals are unaware about cognitive disabilities mostly by a lack of knowledge about them, even if they understand web accessibility in a technical level. Therefore, we suggest that applied research studies focus on how to fill this knowledge gap before providing tools, artifacts or frameworks.

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Author Biographies

Talita Cristina Pagani Britto Pichiliani, Utilizza - Design de Interação

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Sagrado Coração (2010), especialista em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC-SP (2013) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). É professora universitária convidada em cursos de especialização lato sensu, escritora de artigos técnicos e palestrante em eventos de tecnologia. Integra o Grupo de Especialistas em Acessibilidade Web do W3C Brasil. É fundadora e consultora independente de UX e Acessibilidade na Utilizza - Design de Interação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Usabilidade, Acessibilidade, Design de Interação e Ergonomia de Software.

Ednaldo Brigante Pizzolato, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1988), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutor em Ciência da Computação (PhD in Computer Science) - University of Essex (1999). Atualmente é professor associado (nível IV) da Universidade Federal de São Carlos e diretor institucional da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Tem experiência em docência na área de Ciência da Computação atuando, principalmente, com as disciplinas de programação: Introdução a Programação, Construção de Algoritmos e Programação, Programação Orientada a Objetos, Projeto e Análise de Algoritmos, Estrutura de Dados e Organização e Recuperação da Informação. Na área educacional produziu material didático escrito e audiovisual (videoaulas) que podem ser acessadas em: http://livresaber.sead.ufscar.br. Também participou de comitê interno de iniciação científica da UFSCar e co-organizou eventos como jornadas científicas e congressos de iniciação científica. É parecerista e revisor ADHOC de agências de fomento como FAPESP e FACEPE. Em nível de pesquisa, atua nos seguintes temas: redes neurais artificiais, reconhecimento de fala e gestos, aprendizado de máquina, interfaces multimodais e interação humano computador. As pesquisas normalmente são voltadas para aplicações práticas do dia a dia, como: a) reconhecimento de gestos de libras para auxiliar pessoas que apresentam dificuldades para ouvir; b) construção de frameworks para geração de aplicativos/sistemas multimodais; c) pesquisas com interface cérebro-computador para auxiliar motoristas a não dormir ao volante. A interação com empresas aconteceu principalmente através de projetos de extensão envolvendo redesenho de fluxos de diálogos em URAs, humanização de call centers e utilização de técnicas de reconhecimento de fala em atendimentos automatizados (feitos por URAs). Em termos de gestão, a experiência como diretor institucional de uma fundação de apoio permite uma ampla visão da interação da universidade com o sistema produtivo, o governo e a sociedade, bem como a gestão direta de pessoas e projetos.

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Published

2021-12-06

How to Cite

PICHILIANI, T. C. P. B.; PIZZOLATO, E. B. Cognitive disabilities and web accessibility: a survey into the Brazilian web development community. Journal on Interactive Systems, Porto Alegre, RS, v. 12, n. 1, p. 308–327, 2021. DOI: 10.5753/jis.2021.982. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/982. Acesso em: 26 apr. 2024.

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Section

Regular Paper