Learning Analytics em Cursos de Introdução à Programação: Uma Mostra da Universidade Federal do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3334

Palavras-chave:

Reprovação, Análise de Aprendizagem, Cursos, Introdução à Computação

Resumo

Os cursos introdutórios de computação têm uma alta taxa de reprovação em todo o mundo. Na Universidade Federal do Amazonas isso também acontece e, desde 2016, um grupo de professores decidiu reformular o curso da instituição e algumas iniciativas de learning analytics foram adotadas. A reformulação incluiu uma revisão do programa do curso e o uso de um juiz online. Depois de todos esses anos de pesquisa, o grupo tem material e dados suficientes e é um bom momento para resumir o que foi feito e as conquistas até agora. Neste artigo, o foco será a análise de aprendizagem em três áreas principais: previsão de desempenho do aluno, classificação de dificuldade de exercícios de programação e gamificação. Além disso, como contribuição, pela primeira vez em um periódico, todo o conjunto de dados está disponível para a comunidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-27

Como Citar

COELHO, F. J. M.; OLIVEIRA, E. H. T.; PEREIRA, F. D.; OLIVEIRA, D. B. F.; CARVALHO, L. S. G.; SOUTO, E. J. P.; PESSOA, M.; MELO, R.; LIMA, M. A. P. de; NAKAMURA, F. G. Learning Analytics em Cursos de Introdução à Programação: Uma Mostra da Universidade Federal do Amazonas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 1089–1127, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3334. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3334. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial :: Aplicações Práticas de Learning Analytics no Brasil

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