Eye tracking como estratégia educacional inclusiva: avaliação com estudantes com autismo

Autores

  • Tardelly de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Piauí
  • Jordão Frazão Soares Universidade Federal do Piauí
  • Ancelmo Paiva Universidade Federal do Maranhão
  • Ivana Maia Instituto Federal do Maranhão
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • André Soares Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1181

Palavras-chave:

Eye tracking, Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Análise do Comportamento Aplicada, ABA

Resumo

Na área de educação, profissionais ensinam e avaliam o repertório acadêmico de estudantes com as mais diversas habilidades, limitações e históricos. Alguns podem apresentar dificuldades de aprendizagem diante dos métodos convencionais de ensino, principalmente pela não adaptação aos métodos pedagógicos. Entre esses diversos estudantes, encontram-se os com Transtorno do Espectro Autista - TEA, os quais apresentam prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamentos restritos e repetitivos. A análise do comportamento indica que atividades personalizadas, de acordo com os interesses dos estudantes, são mais eficientes no processo educacional. Este trabalho propõe usar a análise do rastreamento ocular (eye tracking) de estudantes durante a realização de atividades educacionais informatizadas, como estratégia de avaliação educacional inclusiva de estudantes com TEA. Para avaliação e demonstração dessa proposta, foram desenvolvidas atividades digitais de ensino no computador, as quais foram resolvidas por estudantes com diagnóstico de TEA. Os resultados dos experimentos evidenciam áreas das atividades que não foram olhadas pelos estudantes durante a resolução dessas atividades. Além disso, pode ser observado também se existe relação entre a movimentação do olhar e do cursor controlado pelo mouse durante a realização da atividade. Esta proposta também fornece meios para que o profissional, ao analisar o comportamento ocular do estudante, identifique se as atividades planejadas são eficientes em determinada fase do ensino. Dessa forma, a abordagem apresentada neste trabalho pode auxiliar o profissional educador na escolha de melhores metodologias de ensino, de acordo com o perfil de cada estudante.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-20

Como Citar

CAVALCANTE, T. de A.; SOARES, J. F.; PAIVA, A.; MAIA, I.; BENITEZ, P.; SOARES, A. Eye tracking como estratégia educacional inclusiva: avaliação com estudantes com autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1181–1204, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1181. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3963. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos