Análise de sentimentos expressos no Twitter em relação aos candidatos da eleição presidencial de 2022

  • Sarah Maria Braga Silva UFU
  • Elaine Ribeiro de Faria UFU

Resumo


Este trabalho visa analisar os sentimentos expressos pelos usuários do Twitter em relação aos candidatos à presidência da eleição de 2022, com o objetivo de verificar se o desempenho dos candidatos está relacionado com a sua popularidade nas redes sociais. Para isso, dados provenientes do Twitter foram coletados, pré-processados e classificados com o SVM. Os resultados mostraram que os dois candidatos mais votados nas eleições são os que possuem mais tweets na rede social. Além disso, foi possível perceber similaridades entre a aprovação dos candidatos e seu desempenho em algumas regiões do país. Por último, é possível perceber uma evolução da aprovação dos candidatos no Twitter nos dias anteriores à eleição, o que representa um cenário desafiador para as pesquisas eleitorais.

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Publicado
06/08/2023
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SILVA, Sarah Maria Braga; FARIA, Elaine Ribeiro de. Análise de sentimentos expressos no Twitter em relação aos candidatos da eleição presidencial de 2022. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 12. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 79-90. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2023.229992.