Influenciadores Digitais Católicos: Uma Análise Centrada em Dados

  • Fernanda Ferreira do Nascimento UFC
  • Melissa Sousa Felipe UFC
  • José Maria Monteiro UFC
  • Javam Machado UFC

Resumo


Atualmente, as redes sociais são amplamente utilizadas para publicar e consumir mensagens de caráter espiritual, refletindo a presença de um público amplo e diverso interessado em exercitar sua fé em ambientes digitais. Nesse contexto, destacam-se os influenciadores digitais católicos, que compartilham conteúdos religiosos por meio de uma linguagem inovadora e reúnem um expressivo número de seguidores. Este trabalho investiga o conteúdo produzido por quatro influenciadores digitais católicos de destaque: Bernardo Küster, Paulo Ricardo, Patrick Fernandes e Júlio Lancellotti. Para tal, foram construídos quatro conjuntos de dados — um para cada influenciador — com base nos vídeos publicados na plataforma YouTube. Em seguida, os algoritmos LDA e PTM foram utilizados para identificar os tópicos latentes em cada conjunto analisado. Posteriormente, utilizou-se a ferramenta LIWC para examinar os componentes emocionais, cognitivos e estruturais dos textos. Os resultados revelam padrões discursivos, estratégias de engajamento e posicionamentos político-religiosos distintos, evidenciando narrativas e estilos comunicativos completamente diferentes, muitas vezes contraditórios entre si.

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Publicado
20/07/2025
NASCIMENTO, Fernanda Ferreira do; FELIPE, Melissa Sousa; MONTEIRO, José Maria; MACHADO, Javam. Influenciadores Digitais Católicos: Uma Análise Centrada em Dados. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 14. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 214-227. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2025.9143.

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