Uma Caracterização dos Padrões de Navegação de Usuários em uma Aplicação Social de Streaming de Vídeo
Resumo
Neste trabalho, é apresentada uma caracterização do comportamento de usuários em aplicações de mídia social de streaming de vídeo online. A caracterização é feita com o objetivo de responder a três perguntas motivadoras: (1) Quais fontes externas (websites) mais frequentemente levam usuários para vídeos? (2) Como e ó comportamento de navegação de usuários dentro da aplicação de streaming de vídeo? (3) Quão expostos os usuários estão a diferentes tipos de propaganda em tais aplicações? Usando uma base de dados de navegação de usuários de um grande campus universitário brasileiro, estudou se o comportamento de usuários no YouTube, a maior aplicação de streaming de vídeo atualmente. Diferente de estudos passados, neste trabalho é caracterizado o comportamento individual de usuários na aplicação. Além disso, o acesso aos dados possibilitou a análise do comportamento de usuários quando expostos a um novo tipo de propaganda online, as propagandas em formato de vídeo. Os principais resultados mostram que: (1) os links que mais frequentemente levam usuários para vídeos do YouTube variam dependendo da categoria do vídeo, (2) após visualizarem um vídeo, usuários tendem a usar máquinas de busca e listas de vídeos relacionados para continuarem navegando na aplicação, e (3) propagandas no formato de vídeo tendem a atrair maior atenção dos usuários do que propagandas tradicionais em links.
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