Analisando o Uso de uma Grande Rede de Streaming de Vídeos na Divulgação de Conteúdo Político
Resumo
Atualmente, o YouTube como plataforma de vídeos tem uma presença ubíqua na disseminação de conteúdo online. Desta forma, é esperado tanto que marqueteiros quanto criadores de conteúdo façam uso do YouTube para disseminação de produtos e ideias. Neste artigo, analisamos o tráfego de vídeos políticos e vídeo propagandas no YouTube durante as eleições de 2018. Nossa análise é realizada através de personas de rede sintéticas desenvolvidas de modo a simular o comportamento humano. Durante o período de aproximadamente 40 dias, simulamos eleitores de diferentes estados (através de VPNs), gênero (através de configurações de conta), além de alinhamento político (através de acessos à canais classificados como sendo de esquerda, centro e direita). Durante o experimento, as diferentes personas estavam susceptíveis as vídeo propagandas que são pareadas com os vídeos acessados de forma automatizada. Com base nos dados coletados, apresentamos um estudo focando em três aspectos: (1) características de popularidade do conteúdo dos canais; (2) na diferença de exposição de propagandas entre diferentes personas; (3) uma análise de partidos que mais fizeram uso da plataforma.
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