Pesquisa Eleitoral em Redes Sociais: Inclusão da Análise de Novas Dimensões

  • Renato Miranda Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jussara M. Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele L. Pappa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo utilizar dados públicos de redes sociais para realizar pesquisas (análises) eleitorais. Embora alguns trabalhos já tenham focado nessa tarefa, nenhum deles levou em consideração a identificação de usuários únicos aliada a fatores inerentes do ambiente virtual, tais como a análise de sentimentos das mensagens, a detecção de spammers e de conteúdo jornalístico. Os resultados alcançados mostram que análises mais elaboradas são capazes de melhorar os números alcançados pela metodologia empregada em outros trabalhos.

Palavras-chave: Redes Sociais, Pesquisa Eleitoral, Análise de Sentimentos

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Publicado
01/08/2014
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MIRANDA FILHO, Renato; ALMEIDA, Jussara M.; PAPPA, Gisele L.. Pesquisa Eleitoral em Redes Sociais: Inclusão da Análise de Novas Dimensões. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   164-175. ISSN 2595-6094.

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