Propaganda Eleitoral Antecipada: Uma Análise de Postagens em Mídias Sociais

  • Márcio Silva Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Samuel Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Josemar Caetano Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jonatas Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlio C. S. Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabrício Benevenuto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jussara Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


A popularização do uso de redes sociais online como plataformas para o debate político trouxe novos desafios como a propagação indevida de propagandas eleitorais. Por um lado, os eleitores usam as redes sociais para interagir, buscar informações e conhecer seus candidatos. Por outro lado, surgiram verdadeiros palanques digitais para candidatos difundirem suas ideias, atacar adversários e pedir votos. Dessa forma, pré-candidatos podem usar as plataformas para pedir voto fora do período eleitoral, prática conhecida como propaganda eleitoral antecipada. Apesar de existir legislação sobre isso, a falta de ferramentas digitais e métodos de detecção dessa prática pode ser explorada. Neste contexto, este trabalho apresenta uma metodologia para auxiliar a detecção desse tipo de propaganda. Nós coletamos e caracterizamos dados do Twitter e Facebook durante três períodos eleitorais brasileiros (2016, 2018 e 2020), e apresentamos desafios e descobertas importantes sobre o uso das redes sociais para realização dessas propagandas.
Palavras-chave: Anúncio Político, Propaganda Eleitoral Antecipada, Redes Sociais

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Publicado
18/07/2021
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SILVA, Márcio et al. Propaganda Eleitoral Antecipada: Uma Análise de Postagens em Mídias Sociais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 10. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 199-204. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2021.16140.

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