Uma Análise da Polaridade Expressa nas Manchetes de Notícias Brasileiras

  • Pedro Ramos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Julio Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabrício Benevenuto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Nos últimos anos, com o crescimento da internet como meio de comunicação, um grande número de pessoas mudou a maneira de consumir notícias, substituindo os tradicionais jornais e revistas impressos por suas versões virtuais online e/ou web blogs. Sites de notícias têm que criar estratégias eficazes para chamar a atenção das pessoas e atrair seus cliques. Considerando isso, neste trabalho investigamos as possíveis estratégias utilizadas por jornais de notícias online na concepção de suas manchetes. Especificamente, analisamos o conteúdo de 59.510 notícias produzidas por 8 importantes e diferentes jornais brasileiros em um período de aproximadamente 3 meses do ano de 2015. A fim de descobrir as estratégias que poderiam ser usadas para atrair cliques, foram extraídas características do texto das notícias relacionadas com a polaridade expressa nas manchetes. Apresentamos ainda uma metodologia para avaliar a força e o teor da polaridade contida nas manchetes ao longo do tempo. Nossos resultados revelam várias observações interessantes sobre a polaridade expressa em notícias e, além disso, identificamos fortes evidências de que a polaridade das manchetes é impactada pela ocorrência de eventos específicos.

Palavras-chave: Análise de Polaridade, Notícias Brasileiras, Manchetes

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Publicado
05/07/2016
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RAMOS, Pedro; REIS, Julio; BENEVENUTO, Fabrício. Uma Análise da Polaridade Expressa nas Manchetes de Notícias Brasileiras. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2016. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 187-198. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2016.6454.

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