Índice Gilberto-Arruda: Avaliação do Impacto Social-acadêmico de Pesquisadores

  • Lucas Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilderlanio Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro Olmo Vaz de Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabricio Benevenuto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Couto da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Estudos apontam que a popularidade de um usuário no Twitter está muito vinculada à quantidade de seguidores que o mesmo possui, enquanto um grande número de citações no meio científico e é sinônimo de alto impacto acadêmico. Neste contexto, este estudo criou uma base de dados de pesquisa dores com contas no Twitter e no Google Acadêmico com o objetivo de calcular o índice Gilberto-Arruda. Os resultados encontrados mostram que existem pesquisadores que neste estudo são associados à João Gilberto e outros à Geisy Arruda, isto e é, alguns pesquisadores possuem poucos seguidores porém muitas citações enquanto outros possuem muitos seguidores e poucas citações. Foi desenvolvida uma aplicação web que permite aos pesquisadores consultar qual o seu índice Gilberto-Arruda.

Palavras-chave: Impacto Social, Impacto Acadêmico, Twitter

Referências

Darling, E., Shiffman, D., Cote, I., and Drew, J. (2013). The role of Twitter in the life cycle of a scientific publication. Ideas in Ecology and Evolution, 6:31.

Eysenbach, G. (2011). Can tweets predict citations? Metrics of social impact based on Twitter and correlation with traditional metrics of scientific impact. Journal of medical Internet research, 13(4).

Focus, F. (2009). Twitter in Higher Education: Usage Habits and Trends of Todayâs College Faculty. Madison, WI: Magna Publications.

Ghosh, S., Sharma, N., Benevenuto, F., Ganguly, N., and Gummadi, K. (2012). Cognos: crowdsourcing search for topic experts in microblogs. In Proceedings of the 35th international ACM SIGIR conference on Research and development in information retrieval, pages 575–590. ACM.

Hadgu, A. T. and Jáschke, Robert, booktitle=Proceedings of the 2014 ACM conference on Web science, p. y. o. Identifying and analyzing researchers on twitter.

Hall, N. (2014). The kardashian index: a measure of discrepant social media profile for scientists. Genome biology, 15(7):424.

Hanna, R., Rohm, A., and Crittenden, V. L. (2011). We’re all connected: The power of the social media ecosystem. Business Horizons, 54(3):265–273.

Hirsch, J. E. (2005). An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National academy of Sciences of the United States of America, 102(46):16569–16572.

Kaplan, A. M. and Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, 53(1):59–68.

Mangold, W. G. and Faulds, D. J. (2009). Social media: The new hybrid element of the promotion mix. Business Horizons, 52(4):357–365.

McClain, C. and Neeley, L. (2014). A critical evaluation of science outreach via social media: its role and impact on scientists. F1000Research, 3.

Qualman, E. (2010). Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business. Business professional collection. Wiley.

Safko, L. (2010). The Social Media Bible: Tactics, Tools, and Strategies for Business Success. Wiley.

Seaman, J. and Tinti-Kane, H. (2013). Social media for teaching and learning. Pearson Learning Solutions.

Shuai, X., Pepe, A., and Bollen, J. (2012). How the Scientific Community Reacts to Newly Submitted Preprints: Article Downloads, Twitter Mentions, and Citations. PloS ONE, 7(11).

Van Noorden, R. (2014). Online collaboration: Scientists and the social network. Nature, 512(7513):126–129.
Publicado
01/08/2015
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Lucas; ARAÚJO, Gilderlanio; DE MELO, Pedro Olmo Vaz; BENEVENUTO, Fabricio; DA SILVA, Ana Paula Couto. Índice Gilberto-Arruda: Avaliação do Impacto Social-acadêmico de Pesquisadores. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6776.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)