O Paradoxo da Viralização de Informação Criptografada no WhatsApp

  • Carolina Coimbra Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Philipe de Freitas Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro O. S. Vaz de Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabricio Benevenuto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


O WhatsApp é um sistema de comunicação móvel que permite que pessoas interajam através de grupos. Neste trabalho, analisamos adisseminacão de informações dentro de uma rede de grupos que simula a rede do WhatsApp. A rede construída considera dois tipos de grupos: grupos orgânicos, formados por amigos e familiares, e grupos artificiais que, em geral, são criados com o objetivo de ser um meio de divulgação de determinado assunto ou evento, como por exemplo, campanhas políticas. Analisamos a velocidade com que se dá o espalhamento de informação nessa rede considerando o modelo epidemiológico Suscetível-Infectado (SI). Em seguida aprofundamos nossa análise buscando identificar parâmetros que fazem com que esse espalhamento seja parcialmente controlado de forma a dificultar a propagação de notícias falsas nessas redes. Nossos resultados quantificam a capacidade de viralização de um conteúdo no WhatsApp e identificam aspectos que poderiam limitar tal capacidade para evitar que a plataforma seja abusada em períodos eleitorais.

Palavras-chave: Comunicação Mobile, Aplicativos de Mensagens, Redes Sociais

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Publicado
06/05/2019
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VIEIRA, Carolina Coimbra; MELO, Philipe de Freitas; VAZ DE MELO, Pedro O. S.; BENEVENUTO, Fabricio. O Paradoxo da Viralização de Informação Criptografada no WhatsApp. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 403-416. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7375.