Análise estrutural de bate-papo na Web: um método para organizar o diálogo baseado em comunicografia e máxima entropia visando facilitar a extração de informações relevantes

  • Bianca Munaro Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Luiza Machado Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo descreve uma abordagem para a análise da estrutura de diálogos produzidos em ferramentas de comunicação textual. O texto gerado em uma sessão de bate-papo segue um formato não-linear, pois as mensagens não estão associadas com a antecedente. Portanto, é interessante analisar a estrutura do diálogo de forma a evidenciar as associações entre as mensagens para sua análise posterior e um melhor entendimento. Este artigo apresenta uma abordagem baseada na comunicografia, metodologia teórica para a automatização da análise de mensagens.
Palavras-chave: Análise Estrutural, Extração de Informação, Bate-papo na Web
Publicado
01/08/2013
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Bianca Munaro; CAMPOS, Maria Luiza Machado. Análise estrutural de bate-papo na Web: um método para organizar o diálogo baseado em comunicografia e máxima entropia visando facilitar a extração de informações relevantes. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p.   43-48. ISSN 2595-6094.