Recomendação de dados abertos para solucionar os problemas de comunicação textual: uma análise de métodos para extração de entidades nomeadas
Resumo
Atualmente, a popularização da Web 2.0 provocou um aumento na utilização de aplicações de comunicação textual. Para complementar a troca de informações e a colaboração, dados já disponíveis em bases abertas na Internet podem ser usados para enriquecer discussões e mesmo auxiliar a reduzir problemas de ambiguidade e interpretação nesse tipo de comunicação. Este artigo introduz uma abordagem para a recomendação de conteúdo na forma dedados abertos interligados em ferramentas de comunicação textual, apresentado os primeiros resultados de experimentos para o reconhecimento e extração de entidades nomeadas, mecanismos considerados essenciais em estratégias de recomendação.
Referências
Cardoso, N. (2008). REMBRANDT - Reconhecimento de Entidades Mencionadas Baseado em Relações e ANálise Detalhada do Texto. Em Cristina Mota & Diana Santos (eds.), Desafios na avaliação conjunta do reconhecimento de entidades mencionadas: O Segundo HAREM. Linguateca, 2008, pp. 195-211.