Recomendação de dados abertos para solucionar os problemas de comunicação textual: uma análise de métodos para extração de entidades nomeadas

  • Bianca Munaro Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Luiza Machado Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Atualmente, a popularização da Web 2.0 provocou um aumento na utilização de aplicações de comunicação textual. Para complementar a troca de informações e a colaboração, dados já disponíveis em bases abertas na Internet podem ser usados para enriquecer discussões e mesmo auxiliar a reduzir problemas de ambiguidade e interpretação nesse tipo de comunicação. Este artigo introduz uma abordagem para a recomendação de conteúdo na forma dedados abertos interligados em ferramentas de comunicação textual, apresentado os primeiros resultados de experimentos para o reconhecimento e extração de entidades nomeadas, mecanismos considerados essenciais em estratégias de recomendação.
Palavras-chave: Sistema de Recomendação, Comunicação Textual, Entidades Nomeadas
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Bianca Munaro; CAMPOS, Maria Luiza Machado. Recomendação de dados abertos para solucionar os problemas de comunicação textual: uma análise de métodos para extração de entidades nomeadas. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.