Detecção de Conteúdo Relevante e Usuários Influentes no Twitter
Resumo
Redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais fundamental como um meio para a disseminação de informações, ideias e influências entre os seus membros. O problema alvo deste artigo é determinar tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante, ou seja, ordenar tanto grupos de usuários quanto o conteúdo por eles disseminado. Propomos uma nova técnica que se baseia em uma definição intuitiva e circular de relevância e influência. Essa técnica é descrita em detalhes, assim como a sua implementação eficiente. Ela foi validada utilizando duas bases de dados reais do Twitter para fins de recomendações. Os resultados obtidos mostram que a técnica proposta apresenta ganhos de 37% quando comparada a um método de filtragem colaborativa, ao mesmo tempo que tanto usuários influentes quanto conteúdo relevantes e mostram superiores qualitativamente.
Palavras-chave:
Detecção de Conteúdo, Twitter, Análise de Influência
Publicado
01/08/2012
Como Citar
VALIATI, Hérico; SILVA, Arlei; GUIMARÃES, Sara; MEIRA JUNIOR, Wagner.
Detecção de Conteúdo Relevante e Usuários Influentes no Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
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ISSN 2595-6094.