Detecção de Conteúdo Relevante e Usuários Influentes no Twitter

  • Hérico Valiati Universidade Federal de Minas Gerais
  • Arlei Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Wagner Meira Jr. Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais fundamental como um meio para a disseminação de informações, ideias e influências entre os seus membros. O problema alvo deste artigo é determinar tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante, ou seja, ordenar tanto grupos de usuários quanto o conteúdo por eles disseminado. Propomos uma nova técnica que se baseia em uma definição intuitiva e circular de relevância e influência. Essa técnica é descrita em detalhes, assim como a sua implementação eficiente. Ela foi validada utilizando duas bases de dados reais do Twitter para fins de recomendações. Os resultados obtidos mostram que a técnica proposta apresenta ganhos de 37% quando comparada a um método de filtragem colaborativa, ao mesmo tempo que tanto usuários influentes quanto conteúdo relevantes e mostram superiores qualitativamente.

Palavras-chave: Detecção de Conteúdo, Twitter, Análise de Influência

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Publicado
17/07/2012
VALIATI, Hérico; SILVA, Arlei; GUIMARÃES, Sara; MEIRA JR., Wagner. Detecção de Conteúdo Relevante e Usuários Influentes no Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 93-104. ISSN 2595-6094.

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