Caracterização de Padrões Estruturais de Redes Polarizadas

  • Pedro H. Calais Guerra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Wagner Meira Jr. Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Redes polarizadas constituem um tipo de rede social que vem ganhando uma crescente atenção de pesquisadores, cientistas sociais e agentes de marketing. Tais redes se manifestam em diversos contextos em que indivíduos se organizam em grupos que se opõem uns aos outros, por terem objetivos, ideias e visões que conflitam entre si, e podem ser observadas em contextos relevantes como Política, Esportes e temas polêmicos que estimulam o debate da sociedade. No entanto, não há, na literatura, uma análise precisa e coerente das características estruturais de uma rede polarizada. Neste trabalho mostramos que o conceito vigente de rede polarizada - redes que contam com grupos de usuários com alta coesão interna - não é suficiente para que classifiquemos uma rede como polarizada, uma vez que redes não-polarizadas (como redes de amigos) também apresentam essa propriedade. Nossa principal contribuição é demonstrar que redes polarizadas exibem uma característica estrutural adicional- baixa densidade de arestas na fronteira das comunidades.

Palavras-chave: Padrões Estruturais, Análise de Redes Sociais, Redes Polarizadas

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Publicado
17/07/2012
GUERRA, Pedro H. Calais; MEIRA JR., Wagner. Caracterização de Padrões Estruturais de Redes Polarizadas. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 60-71. ISSN 2595-6094.

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