O uso de uma plataforma de redes sociais para e-learning

  • Carla Delgado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diego Gomes de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


As novas referências estabelecidas pela sociedade da informação e a introdução progressiva da tecnologia como facilitadora da comunicação e do acesso à informação têm grande impacto na área educacional. Os atuais estudantes do ensino superior advêm de uma geração que participa ativamente de comunidades virtuais, onde compartilham conteúdo e atuam colaborativamente. É de se esperar que as estratégias de ensino direcionadas a este público tirem proveito destas novas habilidades. Este artigo discute o uso de ferramentas de suporte às redes sociais para e-learning, e apresenta uma experiência piloto de uso do Facebook para o suporte ao ensino universitário.

Palavras-chave: e-learning, Análise de Redes Sociais, Facebook

Referências

Alexander, B. (2006). Web 2.0: A New Wave of Innovation for Teaching and Learning. Educause Review, 41(2):32–44.

Baird, D. and Fisher, M. (2006). Neomillennial user experience design strategies: Utilizing social networking media to support ’always on’ learning styles. Journal of Education Technology Systems, 34(1):5–32.

Beniger, J. R. (1986). The control revolution: technological and economic origins of the information society. Harvard University Press, Cambridge, MA, USA.

Chatti, M. A., Jarke, M., and Frosch-Wilke, D. (2007). The future of e-learning: a shift to knowledge networking and social software. International Journal of Knowledge and Learning 2007, 3(4/5):404–420.

Delgado, C., Xexéo, J. A. M., Souza, I. F., Campos, M., and Rapkiewicz, C. E. (2004). Uma abordagem pedagógica para a iniciação ao estudo de algoritmos. In SBC, editor, Anais do XII Workshop de Educação em Computação (WEI). Sociedade Brasileira de Computação.

Facebook (2012). [link].

Lazlo, A. and Castro, K. (1995). Technology and values: Interactive learning environments for future generations. Educational Technology, 35:7–13.

Lytras, M. D., Naeve, A., and Pouloudi, A. (2005). Knowledge management as a reference theory for e-learning: A conceptual and technological perspective. International Journal of Distance Education Technologies, 3(2):1–12.

McDermott, R. (2000). Knowing in community : 10 critical success factors in building communities of practice. Communities Intelligence Labs., 12(March).
Publicado
17/07/2012
DELGADO, Carla; CASTRO, Diego Gomes de. O uso de uma plataforma de redes sociais para e-learning. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 244-247. ISSN 2595-6094.