Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita Através da Criação de Jogos

  • Kleber Tavares Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Aranha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcia Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Os jogos digitais fazem parte do nosso cotidiano e têm contribuído no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem nos últimos anos. No entanto, poucas são as iniciativas que promovam a aprendizagem em língua portuguesa, sobretudo a produção textual por meio dos jogos digitais. Neste contexto, este trabalho apresenta uma abordagem que propõe a especificação e criação de jogos digitais a partir de textos produzidos pelos alunos. A avaliação foi realizada através de um estudo de caso com alunos do 5º ano do ensino fundamental que, em razão do período da Pandemia do COVID-19, experimentaram a abordagem através do ensino remoto. Os resultados apontaram avanço no desenvolvimento das habilidades de pensamento computacional, no engajamento para a produção textual, favorecendo as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Palavras-chave: Jogos digitais, Pensamento computacional, Produção textual

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Publicado
22/11/2021
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FERNANDES, Kleber Tavares; ARANHA, Eduardo; LUCENA, Márcia. Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita Através da Criação de Jogos. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.219061.