LOGEX (logEx) - Um auxílio para a resolução de problemas matemáticos envolvendo funções logarítmicas e exponenciais

  • Mônica de Oliveira Instituto Federal de Brasília
  • Cristiane Jorge de Lima Bonfim Instituto Federal de Brasília

Resumo


Resolver problemas matemáticos envolve metodologias apropriadas para a construção de uma solução. Neste artigo relatamos como buscamos auxiliar o profissional da educação a encontrar uma abordagem tecnológica para uma demanda que tem sua maior eficácia sob tutoria: a interpretação de problemas matemáticos. Para isso, propomos o desenvolvimento de uma plataforma web que simula essa tutoria e auxilia no processo de interpretação de problemas matemáticos envolvendo funções logarítmicas e exponenciais. A metodologia envolveu sete reuniões com as etapas de design, programação e avaliação com a participação de professoras e estudantes. As respostas aos questionários aplicados permite uma discussão qualitativa dos resultados.

Palavras-chave: Tutoria, Problemas matemáticos, Plataforma web

Referências

Alves e Hostins - Rev. Bras., Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.709-728, Out.-Dez., 2019.

Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Independência e Inovação em Tecnologia Educacional. Ação-Reflexão. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, v. XI, n. 47, Jul/Ago, 1982, 16-17.

Brasil. Parecer CNE/CP 19/2020 - Reexame do Parecer CNE/CP nº 15, de 6 de outubro de 2020, que tratou das Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

GENTRY, Cass G. Educational technology: A Question of Meaning. In: ANGLIN, Gary. Ins fructional Technology: Past, Present and Future. Colorado: Libraries Unlimited, 1991, p. 5.

Gil, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, p. 44-45, 2002.

Hollands, F.M. and Tirthali, D. (2014). MOOCs: Expectations and Reality. Full Report. New York: Teachers College, Columbia University.

Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Silva, Francisca de Paula Santos da; Boaventura, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA, v. 23, n. 42, p. 23-36, 2014.

Moraes, Sílvia M. W.; DE SOUZA, Luciano Severo. Uma Abordagem Semiautomática para Expansão e Enriquecimento Linguístico de Bases AIML para Chatbots. In: Congresso Internacional de Informática Educativa, 20., 2015, Santiago. Anais. Santiago: Universidad de Chile, p. 600-605, 2015.

Norman, Donald (2002). The design of everyday things. Estados Unidos: Basic Books, 2002.

Schmitz, B., Klemke, R., Specht, M. Effects of mobile gaming patterns on learning outcomes: a literature review. Journal Technology Enhanced Learning, 2012.

Sgobbi, Fabiana S.; Nunes, Felipe B.; BOS, Andreia S.; Bernardi, Giliane; Tarouco, Liane M. R. Interação com artefatos e personagens artificiais em mundos virtuais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 642, 2014.

Wang, Feng; Hannafin, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational technology research and development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.

Zichermann, Gabe; Cunningham, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Vianna, Ysmar; Vianna, Maurício; Medina, Bruno; Tanaka, Samara. Gamification, Inc.: Como reinventar empresas a partir de jogos. MJV Press: Rio de Janeiro, 2013.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Mônica de; BONFIM, Cristiane Jorge de Lima. LOGEX (logEx) - Um auxílio para a resolução de problemas matemáticos envolvendo funções logarítmicas e exponenciais. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 121-130. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.219031.