Quindim auxiliando na aprendizagem do pensamento computacional

  • Cinthia M. N. Ungefehr Instituto Federal de Brasília
  • Raimundo C. S. Vasconcelos Instituto Federal de Brasília

Resumo


Este artigo apresenta um protótipo de um jogo livre denominado Quindim para ensino do Pensamento Computacional (PC), com o objetivo de contribuir para a formação de estudantes do primeiro ano do ensino médio. O jogo foi desenvolvido no motor gráfico Unity Engine com apoio da linguagem de programação C#. Atualmente o jogo tem versões para Android e Windows.

Palavras-chave: Jogo Digital, Pensamento computacional, Ensino Médio

Referências

Brackeys (2020). Brackeys. Disponível em: https://www.youtube.com/user/Brackeys/.

CIEB (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação - CIEB. Disponível em: https://curriculo.cieb.net.br/.

CocoCode (2021). Cococode. Disponível em: https://www.youtube.com/c/CocoCode/.

CodeMonkey (2021). Codemonkey. Disponível em: https://www.youtube.com/c/CodeMonkeyUnity/.

Corporation, M. (2021). Microsoft azure playfab. Disponível em: https://playfab.com/.

Forquesato, L. (2018). Usando um jogo para ensinar pensamento computacional e avaliar o aprendizado.

Foundation, K. (2021). Krita. Disponível em: https://krita.org/en/.

GameLoot (2021). Gameloot. Disponível em: https://www.youtube.com/c/GameLootDev/.

Kazimoglu, C., Bacon, L., Kiernan, M., and Mackinnon, L. (2012). Learning Programming at the Computational Thinking Level via Digital Game-Play Procedia Computer Science.

Kenney (2020). Kenneygameassets1. Disponível em: https://kenney.itch.io/kenney-game-assets-1.

MEC (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link].

Papert, S. (1986). Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Massachusetts.

Studio, M. V. (2021). Visual studio 2019. Disponível em: https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/vs/.

Team, T. A. (2021). Audacity. Disponível em: https://www.audacityteam.org/.

Technologies, U. (2021). Unity. Disponível em: https://unity.com/pt.

Turchi, T., Fogli, D., and Malizia, A. (2019). Fostering computational thinking through collaborative game-based learning. Multimedia Tools and Applications, 78:13649–13673.

Valente, J., Freire, F., Arantes, F., d'Abreu, J., Amiel, T., and Baranauskas, M. C. (2017). Alan turing tinha pensamento computacional? reflexões sobre um campo em construção. In Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, pages 7-22.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Publicado
22/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
UNGEFEHR, Cinthia M. N.; VASCONCELOS, Raimundo C. S.. Quindim auxiliando na aprendizagem do pensamento computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 131-138. DOI: https://doi.org/10.5753/10.5753/wcbie.2021.217403.